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Educação Infantil: O Currículo para Educação Escolar Quilombola na Educação Infantil


 

A Educação Infantil em áreas quilombolas deve respeitar e valorizar a cultura, a história e as tradições dessas comunidades, promovendo um ensino inclusivo e contextualizado. O currículo aqui apresentado visa orientar escolas e educadores na elaboração de programas pedagógicos que atendam às necessidades específicas das crianças quilombolas, fortalecendo sua identidade cultural e promovendo um aprendizado significativo.

1. Princípios Norteadores

Valorização da Cultura Quilombola, integrando os saberes tradicionais e culturais das comunidades quilombolas no cotidiano escolar.

Participação da Comunidade, com envolvimento ativo dos membros da comunidade nas atividades escolares, garantindo que a educação reflita as realidades e expectativas locais.

Respeito à Diversidade, através da promoção do respeito à diversidade étnica, cultural e social, combatendo preconceitos e discriminação.

Educação Integral com o desenvolvimento das crianças em todos os aspectos – físico, emocional, social e cognitivo.

2. Estrutura do Currículo

2.1. Objetivos Gerais

   - Promover o desenvolvimento integral das crianças quilombolas.

   - Fomentar o respeito e a valorização das tradições culturais quilombolas.

   - Garantir uma educação inclusiva e contextualizada.

2.2. Eixos de Trabalho

   2.2.1. Identidade e Autonomia

     - Atividades que fortaleçam a autoestima e a identidade cultural das crianças.

     - Incentivo à autonomia e à iniciativa pessoal.

   2.2.2. Corpo, Movimento e Saúde

     - Valorização das brincadeiras e jogos tradicionais da comunidade.

     - Promoção de práticas de saúde e higiene, respeitando os saberes locais.

   2.2.3. Linguagem Oral e Escrita

     - Uso de histórias, cantigas, contos e lendas da tradição quilombola.

     - Desenvolvimento da linguagem oral e introdução à linguagem escrita de forma lúdica.

   2.2.4. Matemática

     - Contextualização do ensino da matemática com situações do cotidiano da comunidade.

     - Jogos e atividades que envolvam contagem, medidas e noções de espaço.

   2.2.5. Natureza e Sociedade

     - Exploração do ambiente natural e social da comunidade quilombola.

     - Valorização do conhecimento tradicional sobre a natureza e a sustentabilidade.

   2.2.6. Artes Visuais e Música

     - Incentivo à expressão artística por meio de materiais e técnicas tradicionais.

     - Valorização das manifestações musicais quilombolas, como o samba de roda, o jongo, entre outros.

3. Metodologias

3.1. Pedagogia de Projetos: Desenvolver projetos que integrem diferentes áreas do conhecimento e que partam dos interesses e necessidades das crianças.

3.2. Aprendizagem Colaborativa: Promover atividades em grupo que incentivem a cooperação e a solidariedade.

3.3. Atividades Lúdicas: Utilização de jogos, brincadeiras e atividades artísticas para facilitar o aprendizado.

4. Avaliação

- Observação e Registro: Acompanhamento contínuo do desenvolvimento das crianças por meio da observação e registro de suas atividades.

- Portfólios: Coleta de trabalhos e produções das crianças para avaliação do progresso ao longo do tempo.

- Participação da Comunidade: Envolvimento dos familiares e membros da comunidade no processo avaliativo, valorizando suas perspectivas e contribuições.

5. Parcerias e Formação

- Formação Continuada dos Educadores através de programas de formação que capacitem os educadores a trabalhar com a educação quilombola de forma efetiva e respeitosa.

- Parcerias com Instituições de Ensino e ONGs através do estabelecimento de parcerias que possam fornecer recursos e apoio para o desenvolvimento das atividades escolares.

6. Conclusão

Este modelo de currículo visa proporcionar uma educação infantil de qualidade, que respeite e valorize a cultura quilombola, promovendo o desenvolvimento integral das crianças e a inclusão de suas famílias e comunidades no processo educativo. A implementação deste currículo requer um compromisso coletivo de educadores, famílias e gestores, visando uma educação que reconheça e celebre a diversidade cultural do Brasil.