A Educação Infantil em áreas quilombolas deve respeitar e valorizar a cultura, a história e as tradições dessas comunidades, promovendo um ensino inclusivo e contextualizado. O currículo aqui apresentado visa orientar escolas e educadores na elaboração de programas pedagógicos que atendam às necessidades específicas das crianças quilombolas, fortalecendo sua identidade cultural e promovendo um aprendizado significativo.
1. Princípios Norteadores
Valorização da
Cultura Quilombola, integrando os saberes tradicionais e culturais das
comunidades quilombolas no cotidiano escolar.
Participação da
Comunidade, com envolvimento ativo dos membros da comunidade nas atividades
escolares, garantindo que a educação reflita as realidades e expectativas locais.
Respeito à
Diversidade, através da promoção do respeito à diversidade étnica, cultural e
social, combatendo preconceitos e discriminação.
Educação Integral com o desenvolvimento das crianças em todos os aspectos – físico, emocional, social e cognitivo.
2. Estrutura do Currículo
2.1. Objetivos Gerais
-
Promover o desenvolvimento integral das crianças quilombolas.
-
Fomentar o respeito e a valorização das tradições culturais quilombolas.
- Garantir uma educação inclusiva e contextualizada.
2.2. Eixos de Trabalho
2.2.1. Identidade e Autonomia
- Atividades que fortaleçam a autoestima e a identidade cultural das
crianças.
- Incentivo à autonomia e à iniciativa pessoal.
2.2.2. Corpo, Movimento e Saúde
- Valorização das brincadeiras e jogos tradicionais da comunidade.
- Promoção de práticas de saúde e higiene, respeitando os saberes locais.
2.2.3. Linguagem Oral e Escrita
- Uso de histórias, cantigas, contos e lendas da tradição quilombola.
- Desenvolvimento da linguagem oral e introdução à linguagem escrita de forma lúdica.
2.2.4.
Matemática
- Contextualização do ensino da matemática com situações do cotidiano da
comunidade.
- Jogos e atividades que envolvam contagem, medidas e noções de espaço.
2.2.5. Natureza e Sociedade
- Exploração do ambiente natural e social da comunidade quilombola.
- Valorização do conhecimento tradicional sobre a natureza e a sustentabilidade.
2.2.6. Artes Visuais e Música
- Incentivo à expressão artística por meio de materiais e técnicas
tradicionais.
- Valorização das manifestações musicais quilombolas, como o samba de roda, o jongo, entre outros.
3. Metodologias
3.1. Pedagogia de Projetos: Desenvolver
projetos que integrem diferentes áreas do conhecimento e que partam dos
interesses e necessidades das crianças.
3.2. Aprendizagem Colaborativa: Promover
atividades em grupo que incentivem a cooperação e a solidariedade.
3.3. Atividades Lúdicas: Utilização de jogos, brincadeiras e atividades artísticas para facilitar o aprendizado.
4. Avaliação
- Observação e Registro: Acompanhamento
contínuo do desenvolvimento das crianças por meio da observação e registro de
suas atividades.
- Portfólios: Coleta de trabalhos e
produções das crianças para avaliação do progresso ao longo do tempo.
- Participação da Comunidade: Envolvimento dos familiares e membros da comunidade no processo avaliativo, valorizando suas perspectivas e contribuições.
5. Parcerias e Formação
- Formação Continuada dos Educadores
através de programas de formação que capacitem os educadores a trabalhar com a
educação quilombola de forma efetiva e respeitosa.
- Parcerias com Instituições de Ensino e ONGs através do estabelecimento de parcerias que possam fornecer recursos e apoio para o desenvolvimento das atividades escolares.
6. Conclusão
Este modelo de currículo visa proporcionar uma educação infantil de qualidade, que respeite e valorize a cultura quilombola, promovendo o desenvolvimento integral das crianças e a inclusão de suas famílias e comunidades no processo educativo. A implementação deste currículo requer um compromisso coletivo de educadores, famílias e gestores, visando uma educação que reconheça e celebre a diversidade cultural do Brasil.