Campo Formoso foi a primeira povoação que surgiu em todo o norte da Bahia. No ano de 1682, foi o arraial elevado à categoria de Freguesia pelo 1° Arcebispo da Bahia, D.Gaspar Barata de Mendonça. Jacobinas eram chamadas na Bahia, as terras de vegetação baixa e espinhosa que formavam o sertão. Era habitada pelos índios sapóias, paiaiás, tocós, secaquerinhens , todos pertencentes ao grupo dos Quiriris, formando a grande nação dos Tapuias.
Os primeiros portugueses que chegaram às Jacobinas, foram os bandeirantes baianos. Dentre eles destacam-se: Belchior Dias Moréia, o descobridor da lendária mina de prata e seu filho Robério Dias, o senhor da Casa da Torre Francisco Dias D’Avilla e seu irmão o padre Antonio Pereira, fundador de sesmaria onde estava incluídas as terras da Freguesia Velha de Santo Antonio da Jacobina; os irmãos Manoel e João Calhelha e Lourenço de Matos, descobridores das Jacobinas que passaram a morar na povoação da Freguesia Velha “onde aqui viveram e morreram”; Bento Surrel, descobridor das minas de salitre e de sal no vale do Rio Salitre. Os primeiros missionários chegaram ao sertão das Jacobinas, em 1655, encontrando na época mais de oitenta aldeias formadas por várias tribos; os sapoiás, os paiaiás, os sequerinhens, etc.
No dia 22 de julho de 1722, por ordem do vice Rei do Estado do Brasil, o sertanista Pedro Barbosa Leal, instalou a vila de Santo Antonio de Jacobina, no Sítio do Sahay, próximo à Missão de Nossa Senhora das Neves do Sahay. A escolha deste local foi motivada pela recusa do vigário da Freguesia Velha de Santo Antonio e do senhor da Casa da Torre, que não aceitaram a instalação da vila do arraial de Santo Antonio, sede da Freguesia Velha de Santo Antonio. Dois anos depois a vila foi transferida para a Missão do Bom Jesus da Glória de Jacobina Nova (hoje cidade de Jacobina)
O principal fomentador do progresso da região da Freguesia Velha de Santo Antonio foi à exploração do minério do Salitre no Pacuí (oficina Nossa da Encarnação) e nas minas de João Martins e João Peixoto. Este minério era transportado em lombo de burros para o porto da Bahia e lá seguia para Portugal. Do salitre extraia-se a pólvora utilizada na indústria da guerra. Depois veio o período da criação de gado, com a instalação de fazendas e currais administradas por feitores, vaqueiros e boiadeiros.
No ano de 1770, os moradores do Arraial da Freguesia Velha, mandando ao Rei D. José I uma grande petição para que o povo fosse elevado à categoria de vila. Apesar dos argumentos razoáveis, nenhuma decisão foi tomada a respeito. E o povoado de Santo Antonio esperou 110 anos para que acontecesse este desejo tão almejado por sua população.
Foi no dia 28 de julho de 1880, que Campo Formoso, de acordo com a Lei Provincial nº 2.051, conseguiu a tão sonhada denominação de Vila de Campo Formoso, desmembrando-se da Vila Nova da Rainha, autorizada ainda durante o Império português, e isso após muitos anos de espera. A população acompanhou e viu desde o passado distante, o Arrayal da Missão do Bom Jesus da Glória na Vila Velha, hoje cidade de Jacobina na Bahia, se tornar Vila de Santo Antônio da Jacobina, no ano de 1724, e depois o Arrayal do Julgado do Senhor do Bonfim da Tapera, se tornar Vila Nova da Rainha, no ano de 1799. Então imagine a alegria, por ser a freguesia que deu origem a estes lugares, se tornar também uma vila, para poder resolver suas questões diversas, em que não necessitasse mais depender de outras vilas. De forma que no dia 28 de julho se comemora a instalação da vila. Emancipar significa tornar algo livre, remover a paternidade ou tutela. No dia 30 de novembro de 1938, uma outra comemoração, a vila passou a ser cidade de Campo Formoso, durante a "Era Vargas," de acordo com o Decreto nº 11.089.
A família Guimarães governou a Freguesia Velha de Santo Antonio da Jacobina por mais de um século. A espada da família com o brasão português, da época do Império de D. João VI, tempo Colonial do Brasil, ainda resiste com o tempo. Esta espada transmitia a idéia de Morgado, que era um vínculo dado a certos bens, que deveriam ser transmitidos ao primogênito, sem que este pudesse vender. Significa que ele apega-se à algo, se beneficiando por Morgado, sendo um "Senhor do Morgado." Aqui no Brasil, em 06 de outubro de 1835, o morgado já havia sido extinto por lei. Um dos exemplos de morgado mais conhecido é o do regime da Casa da Torre, do Capitão-mór português Garcia de Ávila, em que não houve mais sucessão, por não mais ter existido vínculos. Esta espada dos Guimarães, sempre foi passada de pai para filho no seio da família. A última vez que ela foi usada, foi pelo o último Capitão da Vila de Campo Formoso, o Capitão Antonio Vieira Guimarães, que foi sepultado no ano de 1919, no interior da Capela, onde hoje fica as ruínas da Gameleira, na sede. Esta espada pertencia ao bisavô dele, o Capitão-mór José Ferreira Guimarães, que foi patenteado por Dom João VI, Rei de Portugal. Foto desta espada: Vá até o menú do site pambufreguesia - Realeza/Nobreza.
A partir do ano de 1889 – Marechal Deodoro da Fonseca, cria o cargo de Intendente. Como resultado da Proclamação da República Brasileira em 1889, as Câmaras Municipais, são dissolvidas e seus poderes alterados. Os presidentes dos estados, são habilitados a nomear os membros do Conselho de Intendência.
Primeiro Intendente
O Intendente José Lopes de Carvalho e Silva, nasceu no ano de 1856, no sítio Santo Antonio, onde hoje é o povoado de Brejo Grande, na Freguesia Velha de Santo Antonio, na época, termo da Vila de Senhor do Bonfim. Era filho de José Mathias de Carvalho, um senhor, que nasceu no ano de 1811, e faleceu viúvo, no dia 24 de fevereiro de 1892, aos 80 anos de idade, e de D. Mariana Custódia de Jesus, que nasceu no ano de 1813, e veio a falecer aos 74 anos, no dia 18 de junho de 1887.
O maior governador da Vila de Campo Formoso
Intendente José Joaquim da Silva Meirelles, primeiro intendente eleito no Governo Republicano, filho de Joaquim José da Silva, que também era pai de Antonio Joaquim da Silva, pai do Intendente Raymundo Joaquim da Silva. Meirelles nasceu no ano de 1835, e era casado com D. Cândida Rosa de Santana. Ele faleceu no dia 06 de agosto de 1923, e governou a vila por 16 anos.
O primeiro prefeito após a elevação à categoria de Cidade no ano de 1939
Dr. Ulysses Gonçalves da Silva, o prefeito que mais governou esta cidade, sendo quatro mandatos. Ele era neto do êx Governador da Bahia, Dr. José Gonçalves da Silva, o filho do Comendador José Gonçalves da Silva. Inicialmente, seu governo teve dois mandatos seguidos, no período de 27 de setembro de 1938 ao ano de 1946.
Por: Gilberto Carvalho Freitas, Adaptação: Rodrigo Vicente
Confira também
Símbolos Oficiais de Campo Formoso
Hino de Campo Formoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário